Nome Científico: Thalassoma pavo Linnaeus, 1758

Nome Comum: Peixe-rainha, Judia, Peixe-verde

Classificação Científica:
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Labridae
Género Thalassoma
Espécie T. pavo

Sinonímias: Chlorichthys pavo, Julis blochii, J. pavo, J. squamismarginatus, J. turcica lemniscata, J. turcica torquata, J. turcicia, J. unimaculata, J. unimaculata lineolata, J. unimaculata taeniata, J. vulgaris, Labrus leo, L. pavo, L. syriacus, Thalassoma pavo lemniscata, T. pavo taeniata,T. pavo torquata,T. unimaculata

Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante

Espécie de corpo alongado e cabeça arredondada. A coloração varia com o estado de desenvolvimento sendo os juvenis de cor esverdeada. Apresentam dimorfismo sexual: as fêmeas são geralmente maiores e de cor alanrajada e riscas azuis brilhantes, e os machos, menores, apresentam uma cor acastanhada com umas listas verticais verdes e tons azulados na cabeça. O comprimento varia entre os 10 e os 20 cm, atingindo os 25 cm.










Espécie que ocupa os fundos rochosos e pradarias marinhas, desde a linha de costa até os 50 m de profundidade. Alimentam-se de pequenos moluscos, crustáceos e equinodermes. São hermafroditas proterogínicos, isto é as fêmeas podem mudar de sexo de acordo com a proporção de machos e fêmeas na população.

Ocorre e este do Oceano Atlântico, desde Portugal até ao Gabão, incluído as ilhas dos Açores, Madeira, Canárias, São Tomé e Príncipe e Ano-Bom, e ainda no Mar Mediterrâneo.

Onde se pode encontrar:

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha


Sem ameaças a destacar.

Sem medidas a destacar.

Ligações Externas

OMARE | Observatório Marinho de Esposende
FIcha de Thalassoma pavo

Autor: MVBIO