Nome Científico: Trigloporus lastoviza Bonnaterre, 1788

Nome Comum: Ruivo, Cabra-riscada, Cabrinha, Ruivo-do-cabo-branco

Classificação Científica:
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Scorpaeniformes
Família Triglidae
Género Trigloporus
Espécie T. lastoviza

Sinonímias: Chelidonichthys lastoviza, Cuculus lineatus, Trigla adriatica, T. lastoviza, T. lineata, T. (Trigloporus) africana

Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante

Corpo coberto por pregas cutâneas transversais e escamas da linha lateral com uma quilha mediana com pequenos espinhos dirigidos para trás. Apresenta uma coloração vermelho vivo no dorso e branco no ventre, salpicado de manchas escuras por todo o corpo. Cabeça de grande dimensão de aspeto robusto e repleta de espinhos com olhos de grande dimensão e boca infra-terminal. Os três primeiros espinhos das barbatanas peitorais encontram-se modificados e altamente especializados permitindo aos indivíduos deslocarem-se por reptação no leito marinho e cada barbatana peitorial é formada por dois lobos sobrepostos. O lobo inferior da barbatana peitoral apresenta um padrão azul iridescente. O comprimento médio ronda os 20 cm, podendo atingir os 40 cm de comprimento máximo.

Esta espécie é muito comum no infralitoral misto e arenoso, sobretudo nas imediações de estuários e alimenta-se essencialmente de pequenos crustáceos. A sua época de reprodução decorre entre Junho e Agosto. Pode ser encontrada entre os 10 e os 150 m de profundidade.

Ocorre no Atlântico Este, desde a Noruega até ao Índico Sudoeste em Moçambique. É uma espécie muito abundante no Mar Mediterrâneo.

Onde se pode encontrar:

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Reserva Natural do Estuário do Sado
Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha




Sem ameaças a destacar.

Sem medidas a destacar.

Ligações Externas

OMARE | Observatório Marinho de Esposende
Ficha do Trigloporus lastoviza (Chelidonichthys lastoviza)

Caracterização morfológica dos otólitos sagitta das espécies portuguesas da família Triglidae
Vieites (2013)

Autor: MVBIO