Nome Científico: Dicentrarchus labrax Linnaeus, 1758

Nome Comum: Robalo, Robalo-legítimo

Classificação Científica:
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Moronidae
Género Dicentrarchus
Espécie D. labrax

Sinonímias: Centropomus lupus, C. mullus, Labrax linnei, L. vulgaris, Morone labrax, Perca elongata, P. labrax, P. sinuosa, Sciaena diacantha

Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante

Corpo fusiforme robusto com cabeça de grande dimensão, cujo opérculo termina em espinho, com boca terminal ampla e olhos pequenos. A sua barbatana dorsal é formada por dois lobos entre os quais o primeiro apresenta espinhos rígidos. A sua coloração é prateada apresentando uma mancha negra sobre o opérculo. Os juvenis podem apresentar manchas negras no dorso, sendo estas raras nos adultos. Esta espécie pode atingir 1 metro de comprimento, sendo o seu comprimento médio de cerca de 50 cm..

Nota: espécie com grande valor comercial. É a terceira espécie mais produzida por aquicultura em Portugal, depois do pregado e da dourada.

Espécie com comportamento demersal, habitando em águas costeiras até os 100 metros de profundidade, sendo mais comum a profundidades menores. É uma espécie migratória que pode penetrar nos estuários. Alimenta-se sobretudo de camarões, moluscos e peixes e a sua época de reprodução está compreendida entre Janeiro e Abril.

Atlântico Oriental desde as Ilhas Britânicas e o sul da Noruega até ao Senegal. Encontra-se ainda ao longo do mar Mediterrâneo e costas do mar Negro.

Onde se pode encontrar:

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Reserva Natural do Estuário do Sado
Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha
Parque Natural do Litoral Norte


Sem ameaças a destacar.

Sem medidas a destacar.

Ligações Externas

A decadal trend of juvenile European sea bass (Dicentrarchus labrax, L.) responses to climate patterns in the Mondego estuary, Portugal
Bento (2015)

Efeito da temperatura na bioacumulação e eliminação do metilmercúrio em robalo (Dicentrarchus labrax)
Custódio (2014)

Autor: MVBIO