Nome Científico: Labrus mixtus Linnaeus, 1758

Nome Comum: Bodião-canário, Peixe-rei-do-alto

Classificação Científica:
Reino Animalia
Filo Chordata
Classe Actinopterygii
Ordem Perciformes
Família Labridae
Género Labrus
Espécie L. mixtus

Sinonímias: Labrus bimaculatus, L.carneus, L. coeruleus, L. coquus, L. larvatus, L. lineatus, L.luvarus, L. ossifagus, L. quadrimaculatus, L.trimaculatus, L.variegatus, L. varius, L. vetula, Sparus formosus

Estatuto de Conservação: LC - Pouco Preocupante

Esta espécie apresenta dimorfismo sexual acentuado, sendo a fêmea de cor vermelha escura relativamente uniforme com uma listra negra, interrompida periodicamente por manchas brancas ou amarelas, que se estende a partir da base da barbatana dorsal até ao final do pedúnculo caudal e o macho apresenta uma coloração azul iridescente na cabeça e amarelo, branco ou mesmo vermelho no corpo. Os machos podem chegar a medir cerca de 35 cm de comprimento e as fêmeas são por norma ligeiramente menores (até 30cm).

É encontrado em zonas de substrato rochoso com algas e recifes, geralmente entre os 20 e os 80 m, mas a sua distribuição vertical está compreendida entre os dois e os 200m de profundidade. Alimenta-se quase exclusivamente de crustáceos mas também come pequenos peixes e moluscos. O macho constrói um ninho com algas ou escolhe uma depressão no leito oceânico, de onde afasta os machos rivais enquanto atrai a fêmea, seguindo elaborados rituais de acasalamento.

Nordeste Atlântico, entre a Noruega e o Senegal,incluindo Açores e Madeira e no mar Mediterrâneo.

Onde se pode encontrar:

Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha
Parque Natural do Litoral Norte


Sem ameaças a destacar.

Sem medidas a destacar.

Ligações Externas

OMARE | Observatório Marinho de Esposende
Ficha de Labrus mixtus

Autor: MVBIO