Parque Natural do Litoral Norte

Este Parque Natural estende-se ao longo de 16 km da costa litoral norte, entre a foz do rio Neiva e a zona da Apúlia. A superfície deste Parque Natural é de 8887 ha, sendo 7653 ha de área marinha e os restantes 1237 ha de área terrestre. Está rodeada pelos concelhos de Viana do Castelo e Póvoa do Varzim, nos limites norte e sul, respetivamente. É constituído por praias de mar e de rio (Neiva e Cávado), aos quais se associam recifes, dunas primárias e secundárias, o cabedelo do rio Cávado, lagunas costeiras, zonas de pinhal, algumas manchas de carvalhal e ainda campos agrícolas junto aos limites norte e sul. Considerada zona de utilidade pública, abarca toda a área de baldio municipal conhecido como Suave-Mar e a sul, desenvolve-se até ao limite administrativo do Concelho, na zona de “masseiras” da Apúlia.
Praticamente todo o Parque se situa abaixo da cota dos 10 m. Apenas uma pequena área a norte, que engloba a aglomeração do lugar da Guilheta, e algumas dunas, a sul, se situam a altitudes que variam entre os 10 e os 20 m. A área marinha é caracterizada pela ocorrência de numerosos baixios e na zona abrangida pelo Parque as profundidades não ultrapassam os 50 m. Para além de inúmeras ribeiras que desaguam diretamente no mar, os principais cursos de água que atravessam o Parque são os rios Cávado e Neiva, o primeiro com um estuário de maiores dimensões e ambos com a foz no oceano.

Adaptado do ICNF | Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I. P.

O Parque Natural do Litoral Norte é constituido, principalmente, por um cordão de praias e dunas a que se associam recifes e restante habitats marinhos. Os estuários dos rios Cávado e Neiva, manchas de pinhal, campos agrícolas, alguns pequenos bosques de folhosas e um caniçal de razoáveis dimensões permitem que a diversidade florística e de habitats representada seja de elevada importância.

[1130] Estuários
[1170] Recife

Ligações Externas

Sítio oficial do PNLN
Disponível no portal do ICNF, I. P.